Sebrae lança “Agenda LIDER” nesta quinta (27), com lideranças de Sobral e outras 13 cidades
A Região Norte do Ceará prepara-se para, a partir desta quinta-feira, 27/04, inaugurar uma nova forma de desenvolvimento Econômico, Sustentável e Social. Vai ser lançada, em Sobral, a Agenda LIDER da Região. Resultado de um trabalho construído com a participação de suas lideranças regionais, representativos dos setores público, privado e terceiro setor, no contexto do Programa LIDER SEBRAE- Liderança para o Desenvolvimento, o documento garante o despertar, a articulação, a integração, o envolvimento e a corresponsabilidade de todos na decisão e missão de promover transformações positivas na região.
Para fins de composição inicial do Grupo de Líderes, quatorze municípios vão participar do projeto: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Reriutaba, Senador Sá, Santana do Acaraú, Sobral, Uruoca e Varjota.
Assim, a partir dessa semana, a agenda se insere como um instrumento de orientação e direcionamento na implementação de medidas efetivas e transformadoras, em um processo contínuo de mobilização e integração de lideranças e instituições, para a uma Zona Norte economicamente, culturalmente, socialmente e ambientalmente desenvolvida.
Todas as ações e esforços se inserem para o foco em uma “Norte” inovador, empreendedor e sustentável, tendo como eixos estratégicos prioritários: empreendedorismo, sustentabilidade ambiental e infraestrutura. Já os macros objetivos são:
-Promover iniciativas de uso eficiente da água, do solo e da energia como diferencial competitiva do setor produtivo;
-Desenvolver a mentalidade e a prática do empreendedorismo e da inovação na região;
-e manter a mentalidade e a prática do empreendedorismo r da Inovação no Norte cearense.
Para tornar isso possível, as estratégias e metas priorizadas na Agenda foram desdobradas em um Plano de Ação que contempla as iniciativas prioritárias e detalha o processo de execução através do como fazer, os envolvidos nas tarefas e o prazo de execução.
Dessa forma, o referido Plano de Ação corresponde a um capítulo à parte da Agenda e consiste num instrumento destinado a orientação do grupo de líderes na missão de execução e atualização das ações da Agenda, bem como, ao acompanhamento e apoio do Sebrae.
Portanto, mais que um documento, essa agenda de desenvolvimento regional do Norte, estado do Ceará, representa um chamado para a ação de empresas, gestão pública, academia e organizações da sociedade da região, para que se reúnam, participem, se integrem e fortaleçam o movimento de líderes na busca do alcance da visão de futuro almejada, de um NORTE reconhecido como uma região empreendedora, inovadora, de prosperidade econômica, oportunidades e qualidade de vida.

