Centro de Educação a Distância lança o game “Sobral em Jogo”

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), em virtude do aniversário de 250 anos da cidade de Sobral, apresenta uma inovação educativa alinhada ao conceito de gamificação, o game “Sobral em Jogo” – no link: https://sobralemjogo.ced.ce.gov.br/, com o objetivo de levar o usuário a conhecer o Patrimônio Histórico e Artístico de Sobral de forma interativa, permitindo um passeio virtual sobre a também chamada “Princesa do Norte” do Ceará.

Sobral completa 250 anos no dia 5 de julho. É conhecida por comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, com sua Expedição Britânica do Eclipse Solar, em 1919. Toda a história da comprovação dessa Teoria pode ser vista no Museu do Eclipse, localizado na Praça do Patrocínio.

A cidade também se destaca por ser um dos principais polos universitários da Região Norte do Estado, com a criação da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em 1968. Em 2001, iniciou-se o Curso de Medicina/UFC campus Sobral e, consequentemente, outros cursos chegaram ao campus da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além desses, temos o campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), como também diversas instituições privadas.

Na área da saúde, destaca-se o amplo atendimento a toda região circunvizinha com a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, desde 1925, e com a chegada do Hospital Regional Norte, em 2013.

A Princesa do Norte conserva, ainda, toda uma riqueza histórica e cultural vista, por exemplo, no Museu Dom José, considerado o 5º do Brasil em arte-sacra e decorativa. Também conta com o Theatro São João, o 2º mais antigo do Ceará. De inspiração neoclássica, o Theatro foi construído durante a maior seca do período de 1877 a 1879, por iniciativa de um grupo de jovens, entre eles, o escritor sobralense Domingos Olímpio, autor da obra “Luzia-Homem”, o qual criou a União Sobralense, especialmente para esse fim.

Assim, Sobral é considerada por muitos um verdadeiro berço cultural, com outros museus, casarões coloniais, igrejas, praças e todo um conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).