Professora de Santa Quitéria é finalista em concurso estadual na categoria de livros inéditos

Mesmo este sendo seu primeiro livro, Ianne Maciel já desde os 17 anos vem se destacando e sendo premiada por seus trabalhos literários

 

A professora e escritora Ianne Maciel, de 24 anos, idealizadora da obra “Auto da Caiçara”, é finalista na categoria de trabalhos inéditos do concurso Palco Vida & Arte, promovido pela Fundação Demócrito Rocha e jornal O POVO e que acontecerá em outubro. A primeira obra da jovem quiteriense retrata as memórias sobre o interior do Ceará, especificamente sobre o distrito de Lisieux, em Santa Quitéria.

O livro mostra seus familiares e a vivência com o sertão, através do ponto de vista dos protagonistas. Os principais elementos são: a figura dos rezadores, representada por seu avô Raimundo Dola (Dolinha) e outras temáticas religiosas baseadas em estilos portugueses de composição poética, que explora a temática de julgamento e condenação moral humana.

Indagada pelo A Voz de Santa Quitéria sobre a escolha e o processo de envio para a competição, Ianne destacou que se sente confiante e que há anos tinha o desejo de publicar seus poemas. “Literatura só há duas possibilidades: tocar ou não. Como todo bom exercício de literatura, ele humaniza, desumaniza o que é naturalizado, desinquieta o que está errado”, conta, com a expectativa de valorizar sua comunidade e o desejo de abrir uma Academia de Letras para integrar uma pluralidade de ideias com muitas pessoas.

Conforme a professora, “Auto da Caiçara” também observa pela ótica feminina da mulher interiorana não apenas no espaço, mas em seu próprio interior, as quais muitas vezes, não lhe é dada a escolha, mas a imposição. “Atrelada a esta temática, explora por meio do aspecto religioso o processo submissão que silencia as mulheres, a violência sexual e psicológica”, detalha.

Mesmo esta sendo sua primeira publicação, desde os 17 anos Maciel vem se destacando e sendo premiada por seus trabalhos literários, já colecionando menções honrosas no Prêmio Nacional de Literatura da UNIFOR, Prêmio Ideal Clube de Literatura, Prémio Jovellanos El Mejor Poema del Mundo na Espanha e em novembro passado, participou do intercâmbio cultural do projeto “Era Uma Vez Brasil”, onde embarcou com nove alunos de Santa Quitéria para Portugal, numa iniciativa patrocinada pelo Consórcio Santa Quitéria.

 

FONTE: A VOZ DE SANTA QUITÉRIA