Secretário da SSPDS participa de cerimônia de formatura do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio do CBMCE

 

Com o objetivo de chamar atenção para o Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, participou, nesta quarta-feira (11), da cerimônia de formatura da 50ª edição do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (Cats), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Durante o evento, que ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral do CBMCE, o gestor foi homenageado com o Certificado de Guardião da Vida Honorário pelos serviços prestados pela valorização da vida.

Com 40 horas-aulas de duração, o curso capacita militares das Forças Armadas, bombeiros militares ou civis, policiais militares, agentes penitenciários e outros profissionais da segurança ou saúde pública e privada para atender ocorrências de tentativa de suicídio. A capacitação visa à humanização e ao foco na escuta e no diálogo nessas situações de urgência.

Em um discurso emocionado, o secretário Roberto Sá falou sobre a importância da iniciativa do CBMCE. “Às vezes, as pessoas estão perto da gente passando por problemas e nós não percebemos. Então, a sensibilidade do Corpo de Bombeiros e de quem vem fazer esse curso, de se capacitar para isso, para perceber o momento difícil de alguém, merece nossos aplausos”, avaliou.

O gestor também pediu que, por maiores que sejam as adversidades, as pessoas não desistam da vida. “Você pode lutar, batalhar, ser resiliente a qualquer dificuldade, recuperar qualquer patrimônio. Mas a vida não vai voltar e vai deixar esse sentimento de perda muito forte”, orientou.

O coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, um dos formandos do Cats, afirmou que vai levar os aprendizados do curso para o resto da vida. “Já tenho alguns cursos na Instituição, mas este é diferenciado. O Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio é altamente humanizado. Por meio da capacitação nós estamos, sim, salvando vidas. Nós trabalhamos neste mister de ajudar, contribuir e dialogar com as pessoas”, ressaltou.

O coordenador do Cats, tenente-coronel do CBMCE Edir Paixão, lembrou que o curso também já foi ministrado em outros locais do País, como Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Brasília. “Tudo isso por amor, para salvar vidas. Nós seguiremos sempre este caminho de servir”, concluiu.

Também estiveram presentes na cerimônia e receberam o Certificado de Guardião da Vida Honorário, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Leonardo Barreto; o coronel comandante-geral adjunto do CBMCE, Wagner Alves Maia; e o coordenador da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, Nelson Pimentel.

Ao final do evento, os concludentes do Cats participaram da cerimônia do batismo com jato d’água, tradicional no Corpo dos Bombeiros.

 

FONTE: SSPDS