UPA 24 horas em Sobral já realizou mais de 200 atendimentos psiquiátricos de emergência em 2024

Unidade é porta aberta para pacientes psiquiátricos de Sobral

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobral, administrada pela Fundação Leandro Bezerra, já atendeu mais de 219 pacientes em emergências psiquiátricas somente neste ano de 2024. A unidade atua como porta aberta para esses casos e, de acordo com a condição de cada paciente, após a estabilização, realiza o encaminhamento para internação no Hospital Municipal.

O número evidencia a alta demanda por esse tipo de atendimento. Com uma média de cerca de 24 casos por mês, torna-se clara a importância do atendimento emergencial para esses pacientes, já que muitas vezes nem a família consegue fornecer o suporte necessário. Quando o paciente em crise psiquiátrica — seja por crise emocional, surtos psicóticos, tentativas de suicídio ou outras situações — é levado à UPA, ele passa por uma equipe treinada para oferecer o melhor suporte possível.

De acordo com Caroline Ponte, diretora da UPA, “esse atendimento tem sido muito importante para Sobral e região, porque não há outro local que ofereça esse serviço de emergência. Nós estabilizamos o paciente psiquiátrico, realizamos o atendimento buscando a humanização e acolhimento desse paciente, e depois o encaminhamos para o serviço de referência, caso seja necessário”, destaca.