Aberto grupo de apoio da Fazenda da Esperança em Chaval
Os moradores da cidade de Chaval e região agora contam com um grupo de apoio a pessoas com dependência química. Trata-se do Grupo Esperança Viva (GEV), ligado à Fazenda da Esperança São Bento, comunidade terapêutica localizada em Patriarca, distrito de Sobral. O lançamento do GEV na cidade de Chaval aconteceu no último final de semana, reunindo membros da diretoria e voluntários da Fazenda da Esperança de Sobral, representantes de pastorais, familiares de acolhidos e membros da comunidade. Esse é o terceiro grupo de apoio ligado à Fazenda São Bento, que conta há oito anos com um GEV em Sobral e há seis anos com um GEV na cidade de Tianguá.
O grupo de apoio GEV reúne familiares e amigos de recuperandos da Fazenda da Esperança, também quem deseja realizar o tratamento ou sair do vício das drogas. Participam ainda do grupo alguns ex-recuperandos, pessoas que já concluíram tratamento e desejam continuar a viver a espiritualidade e o estilo de vida da comunidade terapêutica. Esse é o caso do agente comunitário de saúde Manuel Francisco dos Santos, ex-recuperando que após deixar a Fazenda, teve a iniciativa de abrir o grupo na cidade Chaval.
“Terminei meu tempo de recuperação já com a expectativa de fazer um trabalho junto à comunidade, pois em Chaval ainda não tinha nenhum movimento voltado para ajudar a recuperar pessoas do vício das drogas. Também tinha o desejo de continuar a vivência do Evangelho como vivi durante todo o ano que passei na Fazenda da Esperança, além de ajudar pessoas como fui ajudado”, explica Manuel, que concluiu seu tratamento no ano passado. O grupo começou a realizar os primeiros encontros em novembro, reunindo-se em locais improvisados até contar com uma sede própria, uma casa alugada na rua Major Fiel, próxima à Paróquia Santo Antônio. O local recebeu a bênção do diretor espiritual da Fazenda da Esperança São Bento, Pe Ítalo Arcanjo,e também do pároco de Chaval, Pe Erlano.
Em cinco meses de atividades, o GEV de Chaval, que leva o nome “Onde há vida, há esperança”, já encaminhou cerca de dez pessoas para a Fazenda da Esperança em Sobral. O grupo também já auxilia dois jovens em recuperação, que mesmo não estando dentro da Fazenda da Esperança, comprometeram-se a trilhar uma caminhada de um ano, baseada no estilo de vida da comunidade terapêutica, que tem como tripé trabalho, espiritualidade e convivência.