Açude Itapajé é o sexto a sangrar no Ceará em 2023

Os últimos cinco açudes a atingir mais de 100% da capacidade foram o Rosário, Caldeirões, Tijuquinha, Germinal e Altoneira.

Com as chuvas das últimas semanas, o açude Itapajé, a 125 km de Fortaleza, atingiu capacidade máxima. O reservatório tem volume total de 4,2 milhões de m³ e abastece a sede do município de Itapajé.

De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o abastecimento hídrico do estado é de 31,4%.

Os últimos cinco açudes a atingir mais de 100% da capacidade foram o Rosário, Caldeirões, Tijuquinha, Germinal e Altoneira.

Desde que foi inaugurado em maio de 2013, nestes dez anos, esta é a quinta vez que o principal reservatório hídrico do município de Itapajé atinge capacidade máxima e sangra.

Situação dos maiores açudes
O açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, sofre as consequências da estiagem prolongada. Localizado no município de Jaguaribara, a 260 quilômetros de Fortaleza, o reservatório se encontra com apenas 19,68% de sua capacidade, de acordo com a Cogerh.

Ainda segundo a Cogerh, o Orós está com 45,95% e o Banabuiú com 8,92%. Além disso, 68 açudes estão com volume inferior a 30%. Quinze açudes com volume acima de 90%.

Fonte:G1