Advogados denunciam falta de transparência na divulgação das eleições da OAB Ceará

Um grupo de advogados cearenses expressou preocupação com a falta de transparência na divulgação do edital das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Ceará, publicado no Diário Oficial em 2 de outubro. A ausência de uma comunicação adequada com a classe gerou indignação, caracterizando uma atitude antidemocrática por parte da instituição.

O contingente, liderado pelo advogado Fábio Timbó, ressaltou que a publicação do edital não foi acompanhada de nenhuma divulgação nos canais oficiais da OAB, como seu site e redes sociais, dificultando o acesso à informação. “É inadmissível que um processo tão importante para a advocacia cearense ocorra sem a devida transparência. A falta de divulgação compromete o direito de todos os advogados de conhecer as regras e detalhes das eleições”, afirmou Fábio Timbó. Ele destacou ainda que o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, foi o único do Brasil a não se manifestar sobre informações pertinentes ao pleito.

O entrave na comunicação da Ordem com a classe prejudica não apenas a participação dos advogados, mas também a integridade do processo eleitoral. “A OAB deve ser um exemplo de transparência e democracia. A maneira como este edital foi publicado vai contra esses princípios fundamentais”, destacou o ex-presidente da Caace, Sávio Aguiar.

Os profissionais exigem que a OAB Ceará se pronuncie sobre as medidas que serão tomadas para garantir a ampla divulgação das informações relacionadas às eleições. Eles solicitam que a Ordem utilize todos os seus canais de comunicação para informar a classe sobre os detalhes do edital, os prazos e as condições de realização. “É fundamental que todos os advogados tenham acesso igualitário às informações e possam debater os principais pontos do edital, como a realização de eleições presenciais, ponto já ultrapassado pela Ordem em nível nacional”, garantiu Marcelo Mota, ex-presidente da OAB Ceará.

Informações à imprensa

Adriana Saboya | (85) 99994.4454

Karol Martins | (85) 98848.8321