AES Brasil vai investir em usina de hidrogênio verde no Ceará

O Governo do Ceará firma 14º memorando de entendimento para investimentos em projeto de hidrogênio verde. Projeto estima geração inicial de 1 Gigawatts (GW) de energia renovável, o suficiente para abastecer cerca de 1,5 milhão de residências, além de 500 mil toneladas de amônia verde por ano.

Memorando de entendimento da AES para produção de hidrogênio verde no Pecém, no Ceará, será assinado nesta segunda-feira, 13 de dezembro.

Luis Sarras, diretor de Hidrogênio Verde da AES na América do Sul, destaca que o projeto a ser construído no Ceará terá como foco o mercado internacional por meio da exportação de energia limpa pelo porto do Pecém.

“A tecnologia pode ser um dos caminhos para a descarbonização da economia, ajudando, principalmente, as grandes indústrias emissoras de carbono na sua missão de descarbonizar seus processos”, complementa Ítalo Freitas, vice-presidente de Novos Negócios da AES América do Sul, em divulgação do interesse da empresa em investir no Ceará.

Luis destaca ainda que as projeções de geração de energia no Estado serão confirmadas pela elaboração de estudos técnicos, mas reforça as altas expectativas da empresa com relação com empreendimento no Pecém.

“No estudo de viabilidade no Ceará, vamos verificar a melhor configuração para o projeto”, pontua ao mencionar que o investimento da empresa no Estado também pode ser maior do que o previsto a depender dos resultados dos levantamentos de potencial do negócio.

Fonte: O povo