Afastamento | Confira na íntegra o pronunciamento do presidente do SAAE

Mensagem do Diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Sobral, Silvestre Gomes Coelho, proferido em audiência pública na Câmara dos Vereadores do Município de Sobral, no dia 21 de dezembro de 2015 sobre sua sugestão de afastamento, durante o período de auditoria a ser realizada na autarquia.

Vossa Excelência, Sr. Prefeito de Sobral Veveu Arruda Prefeito de Sobral, Excelentíssimos Senhores Vereadores do Município de Sobral e prezados sobralenses,
A transparência é um dos valores que trago comigo, em toda circunstância em minha vida, seja pública, profissional ou pessoal. Ao assumir a Presidência do SAAE, a convite do atual Prefeito, Veveu Arruda, continuei mantendo minha postura, tendo a transparência como fio condutor de minhas ações, principalmente por estar na condição responsável de gerir os serviços de água e esgoto dessa importante cidade, interferindo diretamente e indiretamente na vida de muitas pessoas. Sabia que a responsabilidade seria grande, mas ainda sim, aceitei o desafio com muita satisfação e força de vontade, me adequando aos valores institucionais desta autarquia, visando colaborar e promover a excelência dos serviços a que fui destinado a cumprir.
Ressalto, que durante esses anos, à frente do SAAE, venho trabalhando, incansavelmente, na execução das contribuições benéficas que esta gestão implantou e implantará com o apoio dos renomados servidores daquela autarquia. Tomei a iniciativa de vir até a casa do povo para prestar contas à população sobralense, na certeza que nada devo, logo, nada temo, pois cuidei do erário e da coisa pública com o maior zelo possível, sempre exercendo meus trabalhos sob a égide da legalidade e da moralidade.  
Na convicção de uma consciência limpa, sugiro o afastamento das minhas funções até o resultado final da Auditoria, que diagnosticará as ações durante o período de minha gestão no SAAE Sobral.
Sou engenheiro de formação, pai e provedor de uma grande família, funcionário público a mais de 35 anos, sempre exerci meu serviço com muito zelo e dedicação, nunca recebendo uma mácula se quer em minha ficha funcional. Tive a satisfação de iniciar minhas funções no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral, no ano de 1977, logo seguindo para a CAGECE, no ano de 1980. Nesta instituição onde exerci as funções supervisor regional de medição e distribuição de água, coordenador técnico regional, gerente de aguas do projeto sanear em fortaleza e gerente regional da unidade de negócio da bacia do Acaraú e Coreaú. No final do ano de 2012, fui convidado por vossa Senhoria para assumir a presidência do SAAE de Sobral com a difícil missão de melhorar a qualidade de serviço desta instituição, modernizando esta autarquia com as experiências institucionais, adquirida junto a minha instituição pretérita.
Com a chegada dessa Gestão muitos foram os desafios desbravados. Nesse período, aconteceram fatos salutares para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral – SAAE. Fatos esses que trouxeram crescimento e solidez para esta tradicional autarquia, a exemplo da ampliação das estações de tratamento visando atender demandas dos novos conjuntos habitacionais da cidade e das novas ligações, à realização de um concurso público, fato que foi desafio para todos os gestores antecedentes e uma realidade nesta gestão, investimentos estruturais e humanos e inúmeras melhorias que vem posicionando o SAAE nas trilhas do desenvolvimento.
Portanto, diante meu apreço e satisfação pelo o SAAE, adquiridos ao longo desses anos e, na certeza de que acredito na transparência de minhas ações, principalmente enquanto Presidente, venho a público sugerir meu afastamento provisório, durante a atuação da auditoria. Acredito que é preciso ter coragem para tomar essa iniciativa, que contribuirá para a fluidez deste processo fiscalizatório, tão saudável para o SAAE e para a população de Sobral. Desejo a todos um feliz natal e próspero ano novo
Atenciosamente
Silvestre Gomes Coelho Neto
Diretor-presidente do SAAE