Agosto terá programação especial com foco no Enem para alunos da rede pública
O mês no qual é comemorado o Dia do Estudante, no dia 11, terá programação ampla para os alunos da rede pública estadual de ensino. A retomada das aulas no segundo semestre letivo, nesta quarta-feira, 2, foi marcada pela abertura do projeto AoGosto do Aluno, realizada pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR). Mil estudantes participaram do aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no Cineteatro São Luiz.
O evento contou com aula de Fábio Frota, professor de Matemática e idealizador de projetos em educação, e palestra motivacional de Leo Suricate, produtor cultural, militante e co-fundador da página de humor cearense Suricate Seboso. Nos dias seguintes, haverá um circuito com 147 visitas a equipamentos culturais, com aproximadamente 2.160 alunos beneficiados em todo o Ceará.
A programação ao longo do mês “inclui várias atividades de mobilização, de talentos e de muito estudo também, aprendizagem”, explica a secretária da Educação, Eliana Estrela. Segundo ela, os esforços são voltados para olhar o aluno de “forma integral, olhando tanto para as competências cognitivas, como também as socioemocionais”.
Raymundo Neto, gerente editorial e de projetos da Fundação Demócrito Rocha (FDR), detalha a importância do Enem Mix, desenvolvido por meio da parceria entre Seduc e FDR há oito anos. “Uma série para tentar assegurar o ingresso ao máximo de alunos da rede pública na universidade”. “Nós oferecemos recursos, como o concurso de redação, os aulões que acontecem durante todo o mês, videoaulas que disponibilizamos na plataforma e simulados”, pormenoriza.
No dia 4, haverá um segundo aulão na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Antônio Valmir de Silva,em Caucaia. “Aulões como esse são estratégias que nós temos junto com a FDR para garantir um maior aprendizado dos nossos estudantes e também trabalhar esse elemento motivacional. Além da redação, que é central”, destaca Helder Nogueira, secretário executivo da Equidade e Direitos Humanos.
Serão mais de 80 aulões em todo o Estado, um concurso de redação estadual e um grande simulado para mais de 20 mil estudantes, ele cita. No “Enem vou dois dias”, a rede estará engajada para que os estudantes estejam em seus respectivos locais de prova do Enem.
Sophia Vasconcelos, 17, aluna do 3ª série na Escola de Ensino Médio Dr. César Cals, compartilha que recebe muito apoio e incentivo da escola no processo de preparação para o Enem. “A pressão é muito grande, parece que a gente não vai dar conta. Mas, nos aulões, dão dicas de como manter a calma, a gente faz muito simulado para chegar na prova preparado e conseguir dar o melhor de si”, relata a aluna, que quer ingressar no curso de Psicologia.
Além disso, a FDR também participa da realização da 7ª edição do Festival Alunos que Inspiram, no dia 31, no Teatro Via Sul, em Fortaleza, que visa identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística e cultural dos estudantes da rede pública estadual. Evento deve encerrar as atividades especiais do mês.
Fonte: O Povo