Água ‘cor de sangue’ na margem de rio em Santana do Acaraú intriga moradores

Ao cavar a terra às margens do Rio Acaraú na cidade de Santana, população se surpreendeu com a coloração da água.

Os moradores de Santana do Acaraú, no interior do Ceará, se surpreenderam com a coloração vermelha da água ao escavar a margem do Rio Acaraú. Francisco Araújo foi uma das primeiras pessoas a testemunhar o fenômeno e conta que assustou com a coloração “cor de sangue” da água.

“Não é uma mancha na água, é igual a uma cacimba; a gente cava, tira água e vem mais água na mesma cor. A diferença pra uma cacimba é que a água tem um vermelho forte, cor de sangue, lembra o sangue, né?”

Os próprios moradores colheram amostras da água, que foi analisada em um laboratório particular na cidade de Santana do Acaraú. Na análise, foram encontradas bactérias, mas ainda não se sabesão responsáveis pela coloração.

O material foi guardado e será encaminhado para a Vigilância Sanitária de Fortaleza na terça-feira (25), conforme representante do órgão em Acaraú.

Vigilância Sanitária vai analisar amostra da água vermelha em margem de rio em Santana do Acaraú — Foto: Arquivo pessoal

‘Sinal de Deus’ ou ‘coisa de ciência’

Enquanto não há um estudo que comprove o que causou a água vermelha, os moradores do município especulam.

“Teve gente que ficou assustada, ninguém sabe que fenômeno é esse. Tem gente que acha que é sobrenatural, tem gente que fala que é sinal de Deus, tem gente que fala que é coisa que a ciência explica, pode ser uma alga, uma bactéria. Ninguém sabe ao certo”, diz Araújo.

A água “cor de sangue” também virou um ponto de atração dos moradores, que desde o início da semana fazem escavações ver a água vermelha. “Muita gente já veio aqui, pega carona com os amigos, junta uma turma, faz fotos do lado da água pra depois colocar na internet. Virou uma atração”, afirma Francisco Araújo.

Deixe uma resposta