Alece aprova criação de 37 cargos efetivos de professor para a Uece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (11/06), a criação de cargos de provimento efetivo de professor no quadro da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Também foram aprovados um projeto de lei complementar, de autoria da Mesa Diretora da Casa, e uma proposição do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB).

O projeto de lei 62/2026, de autoria do Poder Executivo, cria 37 cargos de provimento efetivo de professor para a Uece, sendo 17 assistentes e 20 adjuntos. O texto da matéria explica que as despesas decorrentes desta lei correrão à conta das dotações orçamentárias da universidade.

O Governo afirma que o fortalecimento do quadro permanente de docentes contribui diretamente para a melhoria dos indicadores de qualidade da educação superior, para a formação de profissionais qualificados e para o incremento da produção científica e tecnológica do Estado.