Aluna do IFCE Sobral detecta 50 asteroides e recebe premio internacional

A aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Sobral, Geovana Ramos, 21, realizou uma pesquisa em que detectou 50 asteroides.

Os participantes recebem pacotes de imagens captadas pelo Telescópio da Universidade do Hawaii, nos Estados Unidos. Utilizando o software Astrometrica, os cientistas cidadãos conseguem detectar preliminarmente os asteroides, enviando relatórios para a NASA.

A estudante é de Manaus, no Amazonas, e veio morar no Ceará após ser aprovada para o IFCE via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O interesse pela Ciência vem da infância. “Sempre tive fascinação com os planetas”, diz. Geovana tem um canal no Youtube para divulgação científica, o “Astrofísica e Ciência”.

Sobre o projeto

O Projeto Caça Asteroides no Brasil conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTI, e do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa vinculada ao MCTI. Os participantes recebem um certificado do IASC (International Astronomical Search Collaboration), o programa na Nasa que conta com a cooperação de várias nações do mundo para novas descobertas astronômicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.