Alunos de Pedagogia do campus Ibiapaba visitam comunidade indígena

Um grupo de 23 alunos do 2º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, campus Ibiapaba, realizou, na manhã desta terça-feira, dia 10 de maio de 2022, uma visita aos Tapuya Kariri, grupo étnico que vive na Aldeia Gameleira, localizada no Sítio Carnaúba II, entre os municípios de São Benedito e Carnaubal, na Serra da Ibiapaba. A atividade, que contempla as disciplinas de “Tópicos de Pesquisas II” e “Educação Inclusiva”, teve como objetivo conhecer a cultura e as práticas de educação indígena na região.

Durante a aula de campo, coordenada pela professora Micaele dos Santos Aguiar, com o apoio logístico do diretor do campus Ibiapaba, Fábio Melo, os alunos visitaram a escola intitulada 1ª Assembleia do Povo Tupiuya Guarany. O espaço conta com aproximadamente 350 estudantes, entre alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O grupo da UVA foi recepcionado pelos professores representando a diretora da escola, Andrea Rufino da Silva, e pelo líder da comunidade indígena conhecido como Neguinho, filho do pajé, que assumiu a liderança da comunidade após a morte do pai.

De acordo com a professora Micaele, os anfitriões da escola mostraram a inquietude e a angústia pela luta dos direitos ainda não adquiridos. Desde meados de 2000, eles se organizam e reivindicam a demarcação do seu território. “A Escola tem uma realidade singular. Requer uma pedagogia própria, em respeito à sua especificidade étnico-cultural, e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais para, assim, reafirmar as suas identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências, e garantindo aos índios e as suas comunidades, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e das demais sociedades, seja elas indígenas ou não”, explica a docente.

A professora Micaele explica que, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada e intercultural. “A Educação Escolar indígena é uma modalidade da educação básica que visa a recuperação de memórias históricas, reafirmação de identidades étnicas, valorização de línguas e ciências dos índios, além de garantir acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas”, pontua.