Alunos de Sobral usam ferramenta online para aprender Matemática

MATEMÁTICA DIVERTIDA
“Já comprei quatro planetas com minhas estrelas”, diz José Victor, de 11 anos, estudante do 6º ano da escola José Ermírio de Moraes, em Sobral, no Interior do Ceará. Ele é um dos 4.980 alunos beneficiados no Ceará com o projeto da Khan Academy que auxilia crianças de escolas públicas a aprender Matemática e ainda permite, de forma lúdica, a conquistar recompensas.
José diz que passou a gostar ainda mais da matéria após as aulas em vídeo. “Eu acho bem legal. As aulas são bem interativas. Eu sempre gostei de Matemática e agora tô gostando ainda mais mais. A gente vai fazendo as atividades e ganhando estrelas para conquistas os planetas. Eu acho que sou um dos melhores da sala”, afirma o estudante.
A atuação da Khan Academy no Ceará começou no 2º semestre de 2013 quando a Fundação Lemann (ONG que atua com projetos de educação) firmou uma parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação de Sobral. Com auxílio de uma plataforma de exercícios, vídeos e colaboração online, os professores têm informação em tempo real sobre os alunos e podem incorporar à sua estratégia de aula maneiras de garantir o progresso do estudantes.
Até o início de 2014, 12 escolas públicas de Sobral já haviam aderido ao programa. Em cerca de seis meses, 4.980 alunos já haviam sido beneficiados com o projeto. Os primeiros resultados devem ser colhidos somente no fim deste ano. A cidade de Sobral foi escolhida por conta dos bons índices de aprendizado. 
Para aderir ao programa, a escola precisa tem uma boa conexão de Internet. “Como as informações são passadas por meio de vídeos, a escola precisa ter uma conexão de qualidade que seja no mínimo de 10 megabites”, explica a Coordenadora do Ensino Fundamental de Sobral, Jamille Fonteles.
Enquanto os alunos aprendem e ganham “estrelas”, professores comemoram os resultados iniciais. “Tem sido uma ferramenta muito importante. Além de agregar outros conteúdos, eles vão crescendo dentro do programa. O mito da Matemática como um disciplina difícil tem sido até superado”, conta a diretora da escola José Ermírio de Moraes, Lira Augusta Soares.
Aulas gratuitas
Lira Augusta reforça que, além do aprendizado, os alunos são incentivados a conquistar melhores resultados a cada novo passo. “O processo lúdico de conquistas dentro do Khan Academy faz com que eles sintam cada vez mais vontades de avançar. Já é possível observar alunos nivelando o aprendizado em Matemática e outros ficando melhor até do que em Português.
A plataforma gratuita pode ser usada por crianças em seus primeiros contatos com as operações básicas (como soma e subtração), por universitários, por quem esteja estudando para concursos públicos ou por professores e outros profissionais que precisem relembrar conceitos e praticar a disciplina.
O maior diferencial da ferramenta é permitir que cada um aprenda no seu próprio ritmo e de maneira personalizada. Isso porque, no primeiro acesso, ela identifica o nível de conhecimento de cada novo aluno por meio de um teste rápido. A partir das habilidades conhecidas ou já dominadas, o site sugere exercícios e caminhos possíveis de aprendizagem para o desenvolvimento daquele estudante em especial.

Com informações da Secretaria de Educação