Ameaça nazista deixa estudantes em pânico em Campus Derby da UVA em Sobral

As ameaças foram deixadas na parede de um dos banheiros da instituição de ensino, diversos órgãos internos da universidade publicaram notas de repúdio

Foto: Divulgação. – Redação: Sobral On-line.

Uma ameaça com desenho da suástica Nazista (foto) foi encontrada na manhã desta terça-feira (14) por estudantes em um banheiro do CCS (Centro de Ciências da Saúde) no Campus Derby da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral. Em um comunicado interno enviado aos estudantes pede para que os universitários fiquem atentos a uma suposta ameaça de massacre. “Aos estudantes da UVA, que estudam no CCS, soubemos informações que está tendo ameaças de um possível massacre e aos estudantes que estudam no campus Betânia tem um desconhecido fazendo gestos obscenos. Diante disso, pedimos que tomem os devidos cuidados e sigam as orientações da instituição, estejam sempre atentos a qualquer coisa”, diz o comunicado assinado pela UNEU.

Pais também se manifestaram em grupos de redes sociais, uma mãe disse que está muito assustada com esse registro encontrado no banheiro do CCS, “meu filho estuda lá e faz educação física, disse que a Policia foi chamada, as não dá pra confiar, símbolo nazista é preocupante”, completa a mãe. Em outra manifestação, diz que o episódio é um alerta para a sociedade e que as autoridades devem com urgência tomar providências.

Em nota o DCE (Diretório Central dos Estudantes) manifestou repudio ao ato e diz ser inaceitável a manifestação nazista, “O Diretório Central dos Estudantes-DCE vem a público manisfestar total repúdio ao ato de vandalismo, apologético ao nazismo e de ameaça de massacre, que aconteceu ontem (14/03), nas dependências do Centro de Ciências da Saúde-CCS. É inaceitável que em pleno século XXI, ainda existam pessoas, principalmente, estudantes, que façam apologia a um momento tão cruel e perigoso na história mundial”, diz a nota. O texto segue alertando sobre as consequências das ameaças, “O nazifacismo é um movimento de extrema-direita que não se encerrou na Alemanha ou na Itália, mas permanece nos discursos opressivos e nas movimentações desses grupos por meio das redes sociais e até mesmo alto coordenados. Além da busca de uma reabilitação estética, o projeto de extermínio de classes minoritários também é reivindicação dessas pessoas. Os neonazistas promovem a exaltação de Adolf Hitler e de diversos símbolos do nazismo, quanto a isto, é importante dizer que qualquer apologia se enquadra na Lei 7.716/1989 que considera crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” e ainda “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.
O órgão diz ainda que enquanto entidade estudantil, “já estamos tomando as devidas providências junto a gestão superior, como a segurança das e dos alunos. Esperamos que o criminoso seja punido por tal atividade ilícita”, finaliza.
O CH (Centro Acadêmico de História) e o Conselho Estudantil de Enfermagem também publicaram notas de repudio. A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior deve abrir sindicância para apurar o fato.