Anatel libera na segunda a ativação do 5G em Sobral, Jeri e Juazeiro
A partir de segunda| No Brasil, será liberada a frequência em 195 municípios. Implantação da tecnologia depende, porém, do planejamento individual de cada operadora
A partir desta segunda-feira, dia 27, as operadoras já podem solicitar o licenciamento e ativações de estações 5G em mais 195 municípios brasileiros. Destes, três são no Ceará: Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte e Sobral.
Com isso, o número de cidades aptas a receber a nova tecnologia no Estado pula de 18 para 22.
A autorização, no entanto, não significa que o sinal 5G estará ativo, pois depende da programação individual – que inclui análises de capacidade técnica, demanda e autorização para instalação de antena – de cada prestadora.
No Ceará, por exemplo, apenas na capital, Fortaleza, a tecnologia está rodando. E ainda assim, representa apenas 5,8% das conexões por telefonia móvel. Mas há outras cidades onde a utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone já foi liberada.
No dia 27 de fevereiro deste ano, a Anatel liberou a frequência para os seguintes municípios: Aquiraz; Caucaia; Cascavel; Chorozinho; Eusébio; Guaiúba; Horizonte; Itaitinga; Maracanaú; Maranguape; Pacatuba; Pacajus; Paracuru; Paraipaba; Pindoretama; São Gonçalo do Amarante; São Luís do Curu e Trairi.
5G: 682 cidades com faixa liberada
No Brasil, até o momento, 682 municípios foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 122,6 milhões de brasileiros, o que corresponde a 57% da população do Brasil.
O cronograma estabelecido no leilão previa nova ativação de cidades apenas em julho de 2023, quando capitais e o Distrito Federal teriam uma antena a cada 50 mil habitantes. As cidades com mais de 200 mil habitantes só seriam ativadas em 31 de julho de 2026.
A decisão pela antecipação tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) segue diretrizes do Edital do 5G.
E abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.
Próximas liberações
De acordo com o cronograma da Anatel, em 30 de junho deste ano, outros 29 municípios cearenses terão o sinal liberado. São estes: Acarape, Alcântaras, Barbalha, Cariré, Forquilha, Irauçuba, Meruoca, Miraíma, Santana do Acaraú, Tururu, Umirim, Uruburetama, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Caririaçu, Chaval, Coreaú, Crato, Fortim, Groaíras, Icapuí, Marco, Martinópole, Massapê, Missão Velha, Morrinhos, Palhano e Senador Sá.
Confira os municípios onde a ativação do 5G está liberada:
- Aquiraz;
- Caucaia;
- Cascavel;
- Chorozinho;
- Eusébio;
- Fortaleza;
- Guaiúba;
- Horizonte;
- Itaitinga;
- Maracanaú;
- Maranguape;
- Pacatuba;
- Pacajus;
- Paracuru;
- Paraipaba;
- Pindoretama;
- São Gonçalo do Amarante;
- São Luís do Curu;
- Trairi
Municípios que entram na lista no dia 27/03/2023:
- Jijoca de Jericoacoara
- Juazeiro do Norte
- Sobral
Novas ativações previstas para junho:
- Umirim;
- Uruburetama;
- Aracati;
- Barroquinha;
- Beberibe;
- Caririaçu;
- Chaval;
- Coreaú;
- Crato;
- Fortim;
- Groaíras;
- Icapuí;
- Marco;
- Martinópole;
- Massapê;
- Missão Velha;
- Morrinhos;
- Palhano;
- Senador Sá.
Fonte: Anatel