Anatel redefine áreas locais da telefonia fixa no Nordeste

Mudança entra em vigor em 22 de fevereiro e unifica chamadas fixas dentro do mesmo DDD em seis estados da região

A Agência Nacional de Telecomunicações vai implementar, a partir do dia 22 de fevereiro, novas Áreas Locais do serviço de telefonia fixa em seis estados do Nordeste. A mudança atinge Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte e segue as diretrizes da Resolução nº 768/2024.

Com a atualização, as Áreas Locais da telefonia fixa passam a coincidir com os limites das Áreas de Numeração, conhecidas como códigos DDD. Na prática, isso significa que todos os municípios que compartilham o mesmo DDD passarão a integrar uma única área local, alinhando a telefonia fixa ao modelo já adotado pela telefonia móvel.

O que muda para o consumidor

A principal mudança está na forma de tarifação e discagem. Ligações entre municípios com o mesmo DDD, que antes eram consideradas de longa distância, passarão a ter custo de chamada local. Além disso, para telefones fixos dentro do mesmo código, o usuário precisará discar apenas o número de destino, sem incluir DDD ou código de operadora.

Segundo a Anatel, a medida traz mais clareza ao consumidor e simplifica as regras do setor. Além disso, favorece a convergência dos serviços de telecomunicações e estimula a concorrência entre as operadoras.

Redução no número de áreas locais

Em todo o país, o número de áreas locais da telefonia fixa será reduzido de 4.118 para apenas 67. Essa reorganização amplia significativamente o alcance das chamadas locais e pode contribuir para a redução dos custos pagos pelos usuários do serviço de telefonia fixa.

A agência destaca que, inicialmente, a mudança não implica alteração no número telefônico dos usuários. Caso alguma prestadora precise modificar numeração, a alteração deverá ser devidamente justificada.

DDDs contemplados no Nordeste

Nos estados do Nordeste incluídos nesta etapa, os códigos DDD passam a definir integralmente as áreas locais. São eles: 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89. Com isso, todas as cidades dentro desses códigos estarão unificadas em uma mesma área local.

Implantação será feita em etapas

Para garantir uma transição segura, a Anatel definiu a implementação das novas Áreas Locais em nove etapas, distribuídas ao longo de 2026. O cronograma segue os códigos DDD de cada região do país.

Após a etapa do Nordeste, a mudança alcançará estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, até que todo o território nacional esteja adaptado ao novo modelo, com conclusão prevista para junho de 2026.

Com a medida, a Anatel busca modernizar a telefonia fixa, simplificar a experiência do usuário e adequar o serviço às atuais dinâmicas de comunicação no Brasil.

Fonte: Anatel