O deputado federal e presidente do PL Ceará, André Fernandes, participou nesta terça-feira (28) do Café da Oposição na Assembleia Legislativa do Ceará. Ele voltou a defender o nome do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) para disputar o Governo do Estado em 2026, disse que tem aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para definir os apoios do partido no Ceará e comentou sobre a disputa interna pela indicação ao Senado.
Para o deputado, por mais que Ciro não tenha declarado pré-candidatura ao Governo, é o que tem mobilizado o grupo. “O que o PL quer é derrotar o PT, e o que a gente percebe hoje é que o nome mais forte é Ciro Gomes”.
Ele mencionou elogios que recebeu de Ciro no evento do PSDB e disse que ambos têm reconhecido momentos que estiveram certos ou errados. “Foi uma surpresa e é sempre uma surpresa quando um político renomado faz um elogio público, mas essa conversa está sendo alinhada há bastante tempo. Em pouco tempo, a gente não vai ter nenhuma divergência”.
O deputado também falou sobre o senador Eduardo Girão (Novo), pré-candidato ao Governo. Ao ser questionado sobre ele, André disse que Girão “tem que estar nesse projeto, temos que fazer uma chapa única e ele tem que participar disso”. O senador, no entanto, não tem participado de mobilizações que envolvem Ciro e já chegou a criticar a aproximação com o ex-opositores.
“A resposta do Bolsonaro foi o quê? Fale com André. Ele me deu essa responsabilidade de tocar esse projeto aqui no estado do Ceará. (…) Ficou bem definido por todos os mandatários do PL que os nossos passos tinham o aval de Jair Bolsonaro, mas ele entendeu que, no Ceará, quem deve tocar o estado são os parlamentares do Ceará”, esclareceu.
Ele lembrou episódio em que Bolsonaro, em Fortaleza, ao ser questionado sobre a aproximação com ex-opositores, respondeu: “Conversa com André”. “Obviamente em tudo que fiz e estou fazendo tenho aval de Jair Bolsonaro. Ele podia até ter outras ideias, mas nos ouviu, nos atendeu. Ele entendeu que o Ceará e específico e quem deve tocar, no Ceará, são os parlamentares do Ceará”, pontuou.
Fonte: Ceará Antenado

