O Supremo Tribunal Federal (STF) continua nesta quarta-feira (26) o julgamento do caso da tentativa de golpe de Estado, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, com transmissão ao vivo pela internet. O caso começou a ser julgado na véspera, continuando na manhã desta quarta.
A depender da análise da Primeira Turma do STF, Bolsonaro e os demais acusados podem se tornar réus. O grupo, formado pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino, realiza nesta quarta a terceira sessão para analisar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que aponta os acusados como parte do “núcleo crucial” de uma organização criminosa.
Entre os crimes mencionados estão golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Caso a denúncia seja aceita, os acusados passarão a responder a um processo penal. Se rejeitada, a acusação será arquivada.