Ao Vivo do YouTube ganha novas ferramentas

Google anunciou, nesta segunda-feira (26), que a funcionalidade “ao vivo” do YouTube vai ganhar novas funções. A partir de agora, as transmissões em tempo real podem receber tag de localização e legendas automáticas e depois das transmissões o usuário vai poder “reassistir” um ao vivo acompanhando o chat como se estivesse em tempo real.

Os criadores de conteúdo agora podem adicionar uma tag de localização às suas transmissões ao vivo através do celular. A novidade, que também vale para uploads de vídeos gravados anteriormente, permite que os youtubers compartilhem, com seus espectadores, os locais de onde estão transmitindo os vídeos.

A ferramenta também chega com novidade para os usuários, já que agora eles podem procurar outros vídeos na mesma localização apenas clicando na tag. A página de pesquisa também oferece um novo filtro de localização para que o internauta encontre vídeos de um local específico.

Mas não é apenas para facilitar a vida do YouTuber e do inscrito que o Google trabalha. O time de desenvolvedores da ferramenta de vídeo também pensa na acessibilidade desde 2009 o recurso das legendas automáticas já foi usado em mais de um bilhão de vídeos. Agora, a função ao vivo também recebe o recurso.

Quando o próprio produtor de conteúdo não disponibiliza legendas, o recurso das legendas automáticas oferece ao youtuber uma maneira rápida e fácil de levar seus conteúdos para mais pessoas. Com a tecnologia proprietária de reconhecimento de voz automática ao vivo (LASR, live automatic speech recognition em inglês), a transmissão ganha legendas com taxas de erro e latência que se aproximam dos padrões da indústria. A novidade vai estar disponível nas próximas semanas.

Bate-papo

O chat é uma das maneiras mais rápidas de interação dos criadores de conteúdo com seus seguidores. Antes, ao assistir um ao vivo que o youtuber salvou no canal, o usuário já tinha o chat com todas as mensagens enviadas ao longo da transmissão. Agora, ao começar a assistir uma transmissão ao vivo gravada anteriormente, as mensagens no chat vão aparecendo na proporção que apareceram durante a transmissão, como se estivessem acontecendo em tempo real.

Em janeiro de 2017 o Google lançou o Super Chats, uma maneira do espectador enviar um comentário com um destaque dentro do chat, pagando um valor ao youtuber. Em maio, durante a Google I/O Keynote, a gigante das buscas anunciou que a funcionalidade receberia um novo recurso.

Uma nova API (Application Programming Interface, em português Interface de programação de aplicações) criada pelos desenvolvedores permitia que uma mensagem Super Chat desencadeasse um evento na vida real através do serviço IFTTT (If This, Then That). Por exemplo, ao receber um Super Chat o produtor de conteúdo poderia programar para que as luzes do seu quarto piscassem ou que um canhão de confete disparasse. Agora, o site de vídeos já oferece mais de 600 ações em parceria com o YouTube especificamente para os Super Chats.

O serviço de parceria do Super Chat com o IFTTT estava disponível apenas para desktop e Android, mas a partir de agora usários do iOS também podem fazer uso do serviço.

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta