Após chegar a 240 quilos, cearense perde 80 quilos com exercícios e mudança na alimentação
Kayron Albuquerque, de 34 anos, precisou fazer um exame complexo e não conseguiu entrar na máquina devido ao peso. Após o episódio, ele se motivou a perder peso evitando cirurgias.
O trabalhador Kayron Albuquerque, de 34 anos, comemora nesta mês a perda 80 quilos desde que eliminou o sedentarismo de sua vida. Com atividade física e reeducação alimentar, o cearense de Cedro, a 393 km de Fortaleza, venceu as dificuldades e passou dos 240 quilos em 2021 aos 160 quilos.
Kayron explica que decidiu iniciar uma vida mais saudável e perder peso quando ele tentou fazer um exame e não conseguiu porque não existia um aparelho para comportar o seu corpo.
“Precisei de um exame de tomografia; dentro da nossa região não tinha um aparelho compatível. Então eu tinha que ir para Fortaleza para localizar uma máquina para eu caber dentro. A partir de então, resolvi perder peso”, afirmou.
Ele também ouviu que sofria de obesidade mórbida. Nesse nível de excesso de peso, segundo o Ministério da Saúde, a pessoa pode contrair doenças fatais, como “as do coração, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença do fígado e diversos tipos de câncer (como o de cólon, de reto e de mama), problemas renais, asma, agravamento da covid, dores nas articulações, entre outras, reduzindo a qualidade e a expectativa de vida”.
A amiga de trabalho Leila Araújo afirmou que o Kayron, que trabalha em um posto de combustível, comia muita besteira e não ligava para a saúde. “Ele era meio… na verdade, ele era muito sedentário e comia muita bobeirinha”, lembra.
Sem cirurgias e muitas atividades
Kayron Albuquerque evitou cirurgias, em vez disso, ele optou pelas atividades físicas e comida mais saudável; começou com uma leve caminhada e depois passou para as corridas. A princípio, ele sentia dores musculares e muito cansaço. Atualmente ele chega a percorrer cinco quilômetros em uma corrida.
“Hoje eu treino de manhã, faço musculação; e à noite, aeróbica, duas vezes ao dia para aumentar o [capacidade de processamento do] metabolismo”, detalha Kayron. Os exercícios aeróbicos são de baixa intensidade devido ao peso, conforme explica o personal trainer, Arthur Leonardo.
Quem o ajudou a superar as dificuldades foi o amigo e maratonista Luan Medeiros. “Era uma dificuldade imensa para ele caminhar já que eram 240 quilos. A gente utilizava uma praça lá no centro da cidade e ele só conseguia dar duas voltas e ficava cansado com dor lombar. Aí fizemos uma preparação e ele começou a correr, começou a gostar e academia e não parou mais.”
Kayron Albuquerque se diz orgulhoso da rotina que mantém para tentar perder mais peso. “Hoje eu treino pela manhã faço musculação e a noite eu faço aeróbica e venho duas vezes ao dia para aumentar o metabolismo e tudo.”
Fonte: G1