Após perder o movimento de um braço, cearense aprende a cortar cabelo com a outra mão
O jovem Williame Martins, 26 anos, precisou se reinventar após perder os movimentos do braço direito em um acidente de moto. O cearense, lá de Fortaleza, que era destro, teve que aprender a usar o braço esquerdo para fazer todas suas atividades cotidianas, como escovar os dentes ou escrever.
Ainda durante sua recuperação, Williame foi mandado embora de seu antigo emprego como envelopador em um gráfica. Segundo o jovem, ele não poderia mais cumprir com suas funções apenas com uma das mãos. Após o acidente, Williame conta que não sabia bem o que fazer, mas que tinha muito uma paixão: a barbearia.
“Só ficava em casa fazendo nada, então procurava algo para manter a minha mente ocupada. Eu tinha uma máquina, daquelas que todo mundo conhece. Eu tenho dois irmãos gêmeos e nessa época, quando eles eram crianças ainda, cortar o cabelo deles foi o meio que encontrei de me manter ocupado.”
A partir daí, Williame encontrou no corte de cabelos e barbas uma nova paixão, que desde 2017 virou seu ganha pão. Porém, até abrir a barbearia que carrega seu nome, o jovem contou com a ajuda de um estranho que estava mais próximo do que ele poderia imaginar.
Viagem de família mudou história de Williame
Na época em que Williame começou a cortar o cabelo dos irmãos, uma prima e seu marido, que moram em Brasília (DF), visitaram o rapaz, em Fortaleza. O que o jovem não sabia, é que o marido de sua prima era barbeiro e passou uma série de dicas para Williame.
“Ele me deu instruções da profissão, foi me explicando como era. Me falou que era uma profissão muito boa! Disse que se a pessoa se aprofundasse, procurasse aprender mais, era uma profissão que dava para sobreviver muito bem.”
Williame é extremamente grato ao marido de sua prima, o seu maior mentor. Atualmente, o rapaz consegue usar máquinas e navalhas como se fosse canhoto de nascença. Seus cortes são incríveis e mostram que nenhum obstáculo deve te impedir de alcançar um sonho. Um verdadeiro exemplo de superação!
“Como eu costumo falar: nós não devemos ser arrastados pelos nossos problemas, mas sim sermos guiados pelos nossos sonhos.”
Por Razões de Acreditar