Após Trapiá, Governo inspecionará qualidade da água em toda a Santa Quitéria

Tais testes já eram feitos mensalmente, porém com este novo fator, também inspecionará se há ou não urânio

Após constatação de urânio nos poços profundos do distrito de Trapiá, o Governo do Estado anunciou, dentre as principais medidas, que fará um plano de amostragem mais robusto e completo para todo o município de Santa Quitéria, de forma a inspecionar a qualidade da água que está sendo distribuída para a população. Tais testes já eram feitos mensalmente, porém com este novo fator, também inspecionará se há ou não urânio em outras regiões quiterienses.

“Nesta primeira fase, é realizado o mapeamento, com cartografia, dos pontos em que será realizada a coleta. As novas amostras devem ser reunidas no início de novembro, com novo processo de análise conduzido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e Instituto Evandro Chagas (IEC)”, afirmou em nota ao A Voz de Santa Quitéria. Foi o instituto paraense que confirmou, em 14 das 15 amostras, a concentração até sete vezes acima do valor permitido.

Em relação ao distrito, o abastecimento está assegurado através de 15 carros-pipa diários e a adutora vinda do açude Araras começa a funcionar nesta semana, com aproximadamente 16 km de extensão e previsão de bombeamento de 18m³ por hora.

Um plano de contingência está sendo executado para minimizar os efeitos e paralelo a isso, sob vigilância de um comitê emergencial e acompanhado também pelos moradores, inclusive com a visita de técnicos de saúde.