Apresentação da Mugshots no PollGreen nesta sexta (19), marca o retorno de Gabriel Ramalho ao Blues
Na próxima sexta-feira, 19 de agosto, o PollGreen Irish Pub recebe à noite a banda sobralense Mugshots para um show que fará um passeio pela música negra norte-americana, em especial o Soul e o Blues. A apresentação, que reúne músicos experientes e com passagens em diversas bandas, marca também o retorno de um bluesman cearense, Gabriel Ramalho, aos palcos das casas noturnas.

Uma breve viagem no tempo
No começo dos anos 2000, a capital do Ceará experimentava uma nova fase em sua sempre efervescente cena musical. Motivados pelo recém-criado Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, diversas bandas surgiram inspiradas pelos sons do Sul dos Estados Unidos, unindo guitarras, baixos, gaitas e baterias a vocais graves e rasgados, interpretando clássicos do estilo e ocupando as noites em bares e casas de show todos os dias da semana.
O ano era 2003, quando a tradicional revista nacional “Jazz & Blues” avaliou o recém-lançado primeiro disco da banda cearense Bitten Blues. “Dono de uma voz poderosa e de timbre peculiar” foi a descrição dada ao vocal de Gabriel Ramalho, à época músico e hoje executivo de marketing e diretor de marketing e comunicação no UNINTA. O CD, vendido exclusivamente no site da banda, algo inédito 20 anos atrás, esgotou sua prensagem, tendo cópias vendidas para todo o Brasil, e também Argentina e Turquia.
Escute The Thrill Is Gone, de BB King, na interpretação da Bitten Blues: https://open.spotify.com/track/0CTQclzYilfyzDFBJT6mK1?si=e3f1de9764bb4f14
Experiente nos palcos dos Festivais de Jazz e Blues de Guaramiranga, Ceará Music, Dragão do Mar e diversas casas noturnas de Fortaleza e Recife, Gabriel Ramalho integrou três projetos de blues na capital, de 2000 a 2005. Além da Bitten Blues, foi vocalista do Projeto Blues Experience e também da formação blues do Projeto Timbral, de Lu de Sousa, guitarrista que hoje acompanha Waldonys e Fagner.
“Na época, eram frequentes as jam sessions, quando músicos de bandas diferentes se encontravam para shows sem roteiro e repletos de improviso. Nesta época, cantava junto com alguns nomes que seguiram carreira na música e hoje têm reconhecimento nacional e internacional, como Felipe Cazaux e Artur Menezes. Este último foi recentemente premiado como o melhor guitarrista de blues do Mundo pela Blues Foundation. Era um grupo bom de apaixonados por blues que se encontravam para tocar e se divertir”, afirma o cantor.

Para além dos músicos cearenses, Gabriel Ramalho também dividiu palcos com artistas renomados nacional e internacionalmente, como o pernambucano Rodrigo Morcego e os cariocas Jefferson Gonçalves (maior gaitista do Brasil) e Big Gilson, além dos norte-americanos Kenny Brown e JJ Jackson, ex-baixista da primeira banda de Jimi Hendrix.

A necessidade de dar foco à carreira profissional fora dos palcos acabou afastando o cantor da música. Afastamento que teria um breve hiato de 2010 a 2012, quando foi vocalista da The Singles, banda de rock residente do Orbita Bar, casa noturna que marcou época em Fortaleza.
“Tocar em uma banda de rock, naquela época, foi muito importante para a evolução da técnica. O Rock é considerado um dos filhos do Blues. Também é um estilo que exige muita versatilidade e controle da voz. Considero estes dois anos no Órbita como um intensivo na prática musical”, afirmou.
Morando em Sobral há pouco mais de 5 anos, Gabriel reuniu há alguns meses um grupo de músicos profissionais para a iniciativa de criar uma banda dedicada exclusivamente ao Blues e Soul, que fará sua estréia no show desta sexta-feira, 19/08.
Completam a banda Bergson Sales, guitarrista que integra diversos projetos musicais e já atuou ao lado de Waldonys e Rosana; Luzickylon Castro, baterista experiente e requisitado em bandas de jazz e de baile de todo o estado; João Marcos, baixista em alguns dos projetos musicais mais conhecidos de Sobral, como Can’t Stop, Mr. Orange, Alquimia do Balanço, além de ser membro fundador da Trovador Eletrônico; e Anderson Freitas, tecladista, professor e pesquisador.
Os fãs de Blues e Soul de Sobral podem acompanhar a banda no perfil do Instagram @bandamugshotsfc . Contatos para shows e eventos particulares podem ser feitos pelo link encontrado na bio do perfil.
O evento tem o patrocínio do UNINTA – Centro Universitário, Metais Spíndola e Sobralnet, e apoio da Eletromidia e Gráfica Global.
SERVIÇO:
Banda Mugshots
Dia 19 de Agosto
Portas abertas: 19h
PollGreen Irish Pub
R. Domingos Olímpio, 219 – Centro, Sobral – CE
Informações: (88) 99798-8969