Ataque a estação de trem deixa mortos na Ucrânia

Um ataque com mísseis atingiu uma estação de trem em Kramatorsk, a cerca de 690 quilômetros de Kiev, na região de Donetsk, leste da Ucrânia. Segundo a administração militar da região, ao menos 50 pessoas morreram nesta sexta-feira (8), 44º dia da guerra russa no território ucraniano. Entre os mortos, há cinco crianças. A Rússia nega participação na ação, que atingiu pessoas que deixavam a região por causa do conflito promovido pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo a polícia da Ucrânia, o bombardeio atingiu uma sala de espera temporária, “onde centenas de pessoas aguardavam o trem de evacuação”. O número de feridos que foram levados a hospitais é de 98 pessoas, sendo 46 mulheres e 36 homens —12 morreram, de acordo com a administração militar da região de Donetsk.

“Esperamos que outras vítimas procurem ajuda médica dentro de um ou dois dias. Então, o número de vítimas mudará constantemente”, disse Pavlo Kyrylenko, chefe da administração militar da região.

Segundo o prefeito de Kramatorsk, Oleksandr Honcharenko, cerca de 4.000 pessoas estavam no local atingido. Ele estimou que 90% eram idosos, mulheres e crianças. Cidades vizinhas enviaram 40 médicos para fazer cirurgias de emergência, segundo o prefeito.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que as forças russas atacaram uma estação ferroviária “onde milhares de ucranianos pacíficos esperavam para serem evacuados”. “Os não-humanos russos não abandonam seus métodos. Sem força e coragem para nos enfrentar no campo de batalha, eles estão destruindo cinicamente a população civil. Este é um mal que não tem limites. E se não for punido, nunca vai parar.”

Fonte: UOL