Baleia-piloto morre após ficar encalhada na praia do Preá, no Ceará

Causa da morte ainda não foi identificada, segundo Projeto Manatí.

Baleia estava arranhada e com mordidas de tubarão.

Baleia-piloto encalhada no litoral cearense morreu nesta quarta. (Foto: Aquasis / Divulgação)Baleia-piloto encalhada no litoral cearense morreu nesta quarta. (Foto: Aquasis / Divulgação)

Uma baleia-piloto morreu na tarde desta quarta-feira (11) após encalhar ainda com vida na praia do Preá, município de Cruz, a 246 km de Fortaleza. Segundo informações do projeto Manatí, a morte da baleia, que é um macho, ocorreu por volta das 14h30. As causas da morte ainda vão ser identificadas, pois ainda não se sabe se foram causas naturais.

Ainda de acordo com o projeto Manatí, é difícil saber o que trouxe a baleia até o litoral, mas que tem ocorrido registros desta espécie no Ceará, embora seja um tipo de baleia que habita águas mais profundas, oceânicas.
Homens do projeto Manatí resgataram a baleia na Praia do Preá já morta. (Foto: Aquasis / Divulgação)Homens do projeto Manatí resgataram a baleia na
Praia do Preá já morta. (Foto: Aquasis / Divulgação)
Em 2011, foram pelo menos duas ocorrências e esta é a primeira de 2012.A baleia encontrada no Ceará estava arranhada, devido ao encalhe e com mordidas de tubarão charuto, comum no litoral cearense. As mordidas desse tubarão tem de 3cm a 5 cm e pode causar infecção, mas segundo o projeto Manatí, não deve ter sido a causa da morte. Animais debilitados acabam sendo mais vulneráveis a esse tipo de ataque, porque o deslocamento fica mais lento
.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.