Big Data | Com apoio de Lula, Elmano lidera pesquisa com 37%

A leitura correta do desempenho de uma candidatura a governador precisa contemplar as suas circunstâncias. No caso do Ceará, o apoio de Lula a um candidato é o diferencial a ser considerado. O Real Big Data fez a sua parte e estruturou uma de suas perguntas da seguinte maneira (veja o print abaixo).

Os resultados foram os seguintes:
Elmano de Freitas – 37%
Capitão Wagner – 30%
RC – 21%

Dessa forma, vai se configurando a expectativa que o PT tinha desde os meses anteriores à campanha. Ao escolher Elmano, pouco conhecido e, naturalmente, com baixa rejeição, o partido criou as condições ideais para que o efeito Lula se concretizasse.

Na verdade, há um coquetel de vitaminas que  faz EF crescer. Uma delas chama-se Camilo Santana. Atentem que a pesquisa Big Data já se diferenciava por colocar o nome do partido junto ao nome do candidato na pergunta estimulada. É por isso que o petista já aparece na frente de RC nesse levantamento.

A sopa formada por Lula, 13, PT e Camilo responde pelos acontecimentos. Faz a diferença no Ceará e provavelmente em outros estados do Nordeste. Nos estados do centro-sul, dá-se o contrário.

O Real Time ouviu 1.000 eleitores entre 10 e 12 de setembro, e cadastrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-07864/2022.