Bolsonaro comemora PIB: “Lamentamos as mortes, mas, apesar de tudo, o Brasil está indo bem”

Em meio à crise política, social e econômica enfrentada pelo Brasil em decorrência da pandemia de Covid-19 e das ações governamentais com relação ao enfrentamento do coronavírus, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), comemorou o crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2021, ainda que O número represente uma desaceleração na recuperação da economia do País e que o saldo acumulado no último ano seja de um recuo de 3,8% do índice.

A comemoração feita pelo presidente minimizou, mais uma vez, o número de brasileiros mortos pela pandemia. O total de óbitos relacionados à Covid-19, ultrapassa os 460 mil e com ritmo crescente frente a possibilidade de uma terceira onda de contaminação, se aproxima da marca de meio milhão de mortes.

O discurso de Bolsonaro foi transmitido por um apoiador nas redes sociais, conforme a Folha de São Paulo, tendo ocorrido na manhã desta quarta-feira, 2, em interação com um grupo de manifestantes pró-governo, na entrada do Palácio da Alvorada. “Lamentamos as mortes, mas, apesar de tudo, o Brasil está indo bem”, afirma o presidente.

Bolsonaro criticou ainda os governadores e prefeitos que adotam medidas restritivas e o sistema de lockdown, ações com eficácia no combate à Covid-19 comprovada cientificamente. “Se dependesse de muitos governadores e prefeitos, todo mundo estaria em casa, todo o comércio fechado, milhões de empregos destruídos”, completou o presidente, ponderando que o crescimento teria sido maior, caso as medidas de enfrentamento a pandemia não tivessem sido adotadas pelos governos estaduais e municipais.

Rindo durante toda sua fala, o presidente afirmou que seria questionado sobre sua felicidade afirmando que devido o momento delicado as pessoas esperariam que ele estivesse com humor diferente e tentou argumentar: “Se a gente não tentar ser feliz, vai esperar o quê? Eu pergunto: essa pandemia vai acabar quando? Alguém sabe?”.

Ainda nesta terça-feira, 2, em audiência pública na Câmara, o ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que o resultado do PIB do primeiro trimestre do ano representa “um crescimento bastante forte da economia”, contrariando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entidade responsável por calcular o índice, que reconheceu ainda da divulgação do dado, que a recuperação economia estava desacelerando.

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.