Bolsonaro diz que vai atender servidores no Orçamento de 2023

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta segunda-feira (31/1), que vai atender os servidores públicos federais no Orçamento de 2023. Em recado ao funcionalismo, Bolsonaro pediu que haja compreensão sobre a situação que o país ainda atravessa e sinalizou que o reajuste deverá vir apenas no próximo ano.

“Reconhecemos o valor de todos os servidores públicos federais, mas eu peço a eles que por favor entendam a situação que o Brasil ainda atravessa. Muitos perderam empregos, muitos tiveram seus salários reduzidos. Os servidores não tiveram por ação do governo federal”, disse Bolsonaro em entrevista à TV Record durante agenda no estado do Rio de Janeiro.

Assim, a esperança de Bolsonaro é na arrecadação deste ano. “Tendo em vista que nós devemos ter uma excelente arrecadação no corrente ano, por ocasião da feitura do Orçamento para 2023, nós vamos atender com percentual bastante razoável todos os servidores públicos do Brasil”, prosseguiu.

Na semana passada, Bolsonaro sancionou uma verba de R$ 1,7 bilhão para reajuste a servidores no Orçamento de 2022, mas não carimbou os recursos para nenhuma categoria. O reajuste efetivo ainda dependerá de atos do Executivo.

Depois de ter feito aceno aos policiais, que compõem sua base eleitoral, Bolsonaro tem sido pressionado por outras categorias para conceder reajustes mais amplos.

No último sábado (29/1), Bolsonaro que espera a “melhor maneira possível” para resolver o impasse, mas ressaltou que “os recursos são poucos”.

“Tem um montante reservado que, por enquanto, está congelado. Ninguém, no momento, falou que vai conceder da nossa parte ou não o reajuste. O que eu peço que todos pensem é o seguinte: os recursos são poucos. […] Eu posso dar 1% para todo mundo ou reconhecer o valor de poucas categorias. Agora, outras também merecem e têm o seu valor. Mas não temos recursos para todo mundo”, afirmou ele no sábado.

Fonte: Metrópoles