Bolsonaro e presidente do Paraguai se reúnem no Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro recebeu o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, para uma reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (12).

Abdo chegou ao Planalto por volta de 10h40, passou as tropas em revista e subiu a rampa do palácio, onde era aguardado por Bolsonaro. Os chefes de Estado acompanharam a execução dos hinos dos dois países e posaram para fotos.

Após a recepção, Bolsonaro e Abdo seguiram para uma reunião privada. Após a reunião, a previsão é de um encontro ampliado, com a presença de ministros dos dois governos.

A agenda prevê ainda uma declaração à imprensa dos dois presidentes e um almoço oferecido por Bolsonaro em homenagem a Abdo no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai, de acordo com o o MRE. Já o Paraguai abriga a segunda maior comunidade brasileira no exterior, estimada em cerca de 330 mil pessoas.

Os dois países integram o Mercosul, bloco sul-americano que também é composto por Argentina e Uruguai.

Temas

Segundo o MRE, a agenda econômica bilateral, o combate a crimes nas fronteiras, a construção de pontes entre os dois países (uma no Paraná e outra no Mato Grosso do Sul) e a situação da Venezuela entraram na pauta das reuniões desta terça.

Brasil e Paraguai estão entre os países que não reconhecem o atual mandato de Nicolás Maduro como presidente venezuelano e apoiam o líder opositor e autodeclarado presidente interino Juan Guaidó.

Bolsonaro e Abod receberam recentemente Guaidó, que realizou um tour pela América do Sul a fim de aumentar a pressão internacional contra Maduro.

Já a Presidência do Paraguai informou que um dos temas do encontro é a renegociação do anexo C do tratado que viabilizou a construção da usina de Itaipu. O “anexo C” em 2023 trata da parte fin

Deixe uma resposta