Bolsonaro sobre eleições 2022: “É quase impossível eu não ganhar no primeiro turno”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse considerar “quase impossível” que ele não seja o vencedor do pleito já no primeiro turno das eleições de 2022, ignorando os resultados de pesquisas eleitorais que apontam ampla vantagem para o ex-presidente Lula (PT). O chefe do Executivo também atacou membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o sistema eleitoral brasileiro. As declarações foram dadas em entrevista ao canal Agro+, da Band.
“Em havendo segundo turno, espero que haja. Ô ministros (do STF e TSE) Fachin, Barroso e Alexandre de Moraes: pelo que se vê nas ruas comigo, é impossível não ter segundo turno, ou é quase impossível eu não ganhar no primeiro turno. Espero que nada de anormal aconteça. Estamos trabalhando para que flua numa normalidade as eleições”, afirmou.
Bolsonaro também falou sobre a participação em debates eleitorais. “Quero deixar em aberto. Se eu falar: vou participar e depois não vou, vão me atacar. Se eu disser que não vou e depois vou, me atacam. Então, deixo aberto. Eu vou esperar um pouco mais acontecer”, comentou o mandatário brasileiro que disse ter o “direito de desconfiar” da lisura do processo eleitoral, embora não apresente provas que sustentem sua argumentação.
“No meu tempo lá atrás, ganhava a eleição quem tinha voto dentro da urna. Agora parece, quero que eu esteja errado. É um direito meu desconfiar. Eu espero que não ganhe eleições quem tem amigo para contar o voto dentro do TSE”, disse, provocando a Justiça Eleitoral.
Fonte O Povo