Corpo de Bombeiros realiza vistoria no Mercado Público de Sobral

No período entre terça-feira, 28, e sexta-feira, 1º de fevereiro, a equipe do Corpo de Bombeiros está realizando vistoria no Mercado Público de Sobral. No primeiro dia a averiguação aconteceu nos setores de alimentação e das confecções. Os militares fizeram algumas alterações para interdição das fiações antigas e colocação de extintores de incêndio.

Durante a vistoria do Corpo de Bombeiro, estiveram presentes o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Mario Cesar Parente Lima, o coordenador do Mercado Público, Marcos Antonio de Queiroz, além de funcionários do estabelecimento. O objetivo foi proporcionar uma discussão visando sanar as ligações clandestinas devido ao risco que elas podem trazer para os feirantes.
02Segundo o capitão Roberto Morais, do Corpo de Bombeiros, “durante a nossa visita no Mercado Público, a nossa preocupação são as fiações, principalmente no setor antigo. No caso da confecções, constatamos gambiarra próximo às roupas, algumas instalação elétricas sem nenhuma proteção, e isso poderá causar um principio de incêndio, devido a sobrecarga de fios ligados em muitos boxes. Exigimos a retirada desses fios, e no setor novo constatamos    a existência de extintores, mas no setor de confecções não tinha extintores. Mas tomamos conhecimento de que existiam extintores novos no escritório do mercado, e solicitamos que colocassem em locais estratégicos. Toda edificação de reunião pública tem que possuir equipamentos contra incêndio. É o que diz a legislação do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará”, constatou e explicou o capitão Roberto Morais.
03O secretário de Conservação e Serviços, Mario Parente, explicou a vistoria do Corpo de Bombeiros. “Nós temos um equipamento. Ele atrai muitas pessoas. Por uma questão de segurança, tendo em vista a tragédia que presenciamos recentemente no Rio Grande do Sul, reforçamos as nossas ações para darmos uma resposta à comunidade. Nós estamos fazendo um levantamento para a segurança naquele setor de confecções. Estamos com um eletricista, junto com um técnico em segurança do trabalho, que vão ficar em dedicação exclusiva num período no mercado para resolver essas questões. A nossa preocupação está na parte elétrica, onde percebemos que é o nosso foco,” finalizou.
04O coordenador do Mercado Público de Sobral, Marcos Antonio de Queiroz Madeira, afirmou estar espantado com as ligações clandestinas de energia no local. “Eu me espantei com a situação do setor das confecções, porque são de propriedade deles, as bancas; o local é da prefeitura, mas os boxes são deles, eles se acharam com o direito e fizeram umas ligações clandestinas. Na verdade eles não pagam a energia, a energia é da prefeitura, só que eles puxam de uma  forma inadequada, sem nenhuma orientação e nem parte técnica. Está muito cheio de fio entrançado, parecendo uma quermesse. Pior ainda: com as confecções por cima. Essa é a nossa preocupação, e estamos colocando os extintores com a orientação do Corpo de Bombeiros”, disse Madeira.
O Mercado Central Chagas Barreto foi inaugurado no dia 24 de novembro de 2001, pelo então prefeito Leônidas Cristino, e pelo secretário de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Herbert de Vasconcelos Rocha.

Informações: Carlos Ritchelly