Brasil descobre maior reservatório de água doce do planeta sob a Amazônia

Pesquisadores anunciaram a identificação do Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA), considerado o maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo. Localizado sob a região amazônica, o aquífero possui uma capacidade estimada em mais de 150 quatrilhões de litros, volume suficiente para abastecer toda a população mundial por aproximadamente 250 anos.

De acordo com os cientistas, o SAGA cobre uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, se estendendo do Acre até a Ilha de Marajó, no Pará. A descoberta coloca o reservatório como maior até mesmo que o famoso Aquífero Guarani, localizado no centro-sul do Brasil e em países vizinhos da América do Sul.

A importância do aquífero é estratégica não apenas para o Brasil, mas para o equilíbrio global, diante dos desafios relacionados à escassez de água potável. Especialistas destacam que a preservação da Amazônia e de seus recursos hídricos será essencial para garantir a proteção dessa gigantesca reserva natural, vista como um dos maiores patrimônios ambientais da humanidade.