Brasil terá 15 milhões de doses da vacina contra Covid-19 em janeiro, diz Pazuello

ministro da SaúdeEduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (2), durante audiência no Congresso Nacional, que o Brasil vai começar a receber em janeiro de 2021 um lote de 15 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. As vacinas são do laboratório AstraZeneca. A vacina é desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com Pazuello as entregas devem ocorrer até fevereiro.

Por enquanto, o Brasil mantém acordos garantidos para obter 142 milhões de doses de vacinas no primeiro semestre, sendo 100 milhões fruto da parceria da Fiocruz com o laboratório AstraZeneca e outras 42 milhões previstas no consórcio Covax Facility.

Na tarde de terça-feira, o ministério lançou um plano inicial para a vacinação da população brasileira, que será dividido em quatro etapas. Os primeiros a receberem a vacina, provavelmente a partir de março, são profissionais da saúdeidosos a partir de 75 anos, a população indígena e quem vive em asilos ou instituições psiquiátricas e tenha mais de 60 anos de idade.

Na segunda fase, devem ser vacinadas pessoas de 60 a 74 anos. A etapa seguinte, a terceira, prevê a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam maior risco de agravamento da doença. Nessa etapa não é possível dimensionar, com base nas estatísticas oficiais de demografia, quantas pessoas podem ser beneficiadas.

A quarta e última etapa deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

Fonte: Diário do Nordeste