Câmara de Sobral julga contas de Ivo Gomes nesta terça (30), em meio a bastidores de acordos, “aprovação será folgada”

A Câmara Municipal de Sobral julga nesta terça-feira (30) as contas de governo de 2018 do ex-prefeito Ivo Gomes (PSB). O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) já deu um parecer recomendando a aprovação, mas com ressalvas, a decisão final cabe aos vereadores.

Nos bastidores, o julgamento movimenta intensas articulações políticas. A base do atual prefeito Oscar Rodrigues (União Brasil) tentou costurar apoio para a rejeição das contas, mas encontra dificuldades para alcançar os 2/3 dos votos necessários.

Segundo apuração do Portal Sobral Online, há indícios de um acordo entre situação e oposição para aprovar as contas, numa articulação que extrapolaria o âmbito local e teria reflexos em negociações a nível estadual. A “aprovação será folgada”, disse um vereador ao Portal Sobral Online.

O julgamento não se limita, portanto, a um simples ato administrativo. Ele se transforma em um termômetro político, capaz de expor alianças, fragilidades e o verdadeiro peso da base do governo na Câmara. Mais que o mérito técnico das contas, o que está em jogo é a capacidade de articulação do prefeito Oscar Rodrigues e a influência do ex-prefeito Ivo Gomes nos bastidores da política sobralense.