Camilo anuncia reabertura de comércio e restaurantes aos fins de semana no Ceará

O governador Camilo Santana (PT) anunciou na noite desta sexta-feira, 30 de abril (30/04), o início da reabertura da economia aos fins de semana. Comércio e restaurantes de rua poderão funcionar aos sábados e domingos de 10 às 15 horas. Em shoppings, o horário é de 12 às 17 horas. À segue o toque de recolher. Nos fins de semanas, a partir de 19 horas.

Na semana, as regras seguem as mesmas, com comércio funcionando de 10 às 16 horas na rua e de 12 às 18 horas em shoppings centers. Na semana, o toque de recolher é a partir de 20 horas.

O novo decreto de isolamento social entra em vigor na segunda-feira, 3 de maio (03/05).

Camilo disse que há tendência de queda no número de casos e óbitos. O secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, aponta discreta redução na demanda por leitos. Ele ressalta também a tendência continuada de redução da taxa de óbitos. O secretário reconheceu que não tem sido fácil manter o isolamento da forma como é feito, mas destaca que não tem sido em vão. O governador afirma que, embora haja melhora, o Estado segue em situação de muito alerta. ‘O pior dos mundos é ter de retroceder.”

Na tarde de hoje, Camilo reuniu o Comitê de Saúde para analisar índices da Covid-19 no Ceará e decidir as medidas de flexibilização das atividades, adotadas há cerca de duas semanas no Estado.

A reunião, feita semanalmente, conta também com a presença de personalidades públicas que exercem papéis em órgãos e setores importantes da Unidade Federativa. Entre elas estão o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, e membros do Ministério Público Estadual (MPCE).

Desde o inicio da pandemia no Estado, em março de 2020, o petista tem executado medidas de combate a disseminação do vírus, adotando o isolamento social como principal meio para esse fim. Toda ação é executada após reunião com Comitê e registrada em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

 

Deixe uma resposta