Em solenidade realizada na quarta-feira, 19 de abril de 2017, o Governador Camilo Santana anunciou a concessão de 503 bolsas de Mestrado e 397 de Doutorado e, ainda, 759 bolsas de Iniciação Científica a estudantes selecionados em Edital da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) que desenvolvem atividades de pesquisa em cursos credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em todo o Estado. O investimento anunciado em bolsas de pós-graduação foi de R$ 17,1 milhões. Somados, os investimentos em bolsistas de fomento à pesquisa em instituições de Ensino Superior do Estado chegam a R$ 20,7 milhões.
Durante a solenidade, o Governador Camilo Santana falou da importância da pesquisa para a solução de problemas do Estado e do incentivo à qualificação docente. “O Estado do Ceará investe na qualificação de jovens nas universidades, não só para que eles possam se qualificar. Também queremos que eles possam dar um retorno para o Ceará em pesquisa e soluções dos problemas do Estado em diversas áreas, como nos problemas da seca, da saúde, de infraestrutura, alternativas de mobilidade urbana, dentre outros“, disse Camilo Santana.
Presente à solenidade no Palácio da Abolição, o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda falou da importância da política de incentivo à pesquisa no Estado. “É um dia para ficar registrado. Isso mostra que ele [Governador] compreende o significado político da entrega dessas bolsas, o que significa o investimento na Educação para o Estado do Ceará“, afirmou Inácio Arruda.
Também estiveram presentes à solenidade, além de bolsistas selecionados no Edital da FUNCAP, o Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, Tin Gomes; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho (UVA) e reitores e pró-reitores das demais universidades cearenses.
Com informações do Núcleo de Comunicação do Governo do Estado de Ceará
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz