Campanha de Doação de sangue do HRN alcança recorde

Com uma Campanha de Doação de Sangue que envolveu colaboradores e toda a população de Sobral, o Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), alcançou recorde de doações. Na quarta-feira, 13, foram coletadas 145 bolsas de sangue. O número ultrapassou a meta de captação para as Campanhas, que costumavam registrar em média 100 bolsas de sangue.

“Gostaria de agradecer a participação e o apoio de todos nessa Campanha de Doação. Registramos nossa maior coleta”, ressalta Iara Pinto, coordenadora do Serviço Social do HRN. A ação social ocorre há seis anos no Hospital Regional Norte com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância de doar sangue e salvar vidas. A campanha é realizada no hospital três vezes ao ano (fevereiro, junho e novembro). Novembro é mês de comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é celebrado no dia 25.

A parceria com o HRN e outras instituições em Campanhas de Doação de Sangue é fundamental para manter os estoques de sangue, segundo o auxiliar de patologia clínica do Hemoce, Fernando Sousa. “É uma parceria. O hospital depende do Hemoce e o Hemoce também conta com o hospital para manter os estoques”, avalia.

Jamila Aguiar, enfermeira e assessora técnica da qualidade do HRN, foi uma das doadoras durante a Campanha. “Mais uma vez tive a oportunidade de participar da Campanha de Doação de Sangue aqui na instituição em parceria com o Hemoce e é um momento muito gratificante. É a oportunidade que nós temos de contribuir com a comunidade, com as pessoas e a oportunidade de salvar vidas. A doação de sangue é um gesto de fraternidade, de contribuir com a sociedade, porque é uma pequena ação em que contribuímos para salvar vidas”, avalia.

Seja um doador de sangue

Uma doação de sangue é possível beneficiar até quatro pessoas, pois o sangue é dividido em diferentes componentes como: hemácias, plaquetas, plasma e outros. O intervalo de doação para homens é de dois meses (máximo de quatro doações em um ano) e para mulheres é de três meses (máximo de três doações no período de um ano).

Para doar sangue, é necessário estar saudável, apresentar documento oficial de identidade com foto, pesar acima de 50 kg, estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos 4h antes da doação), ter entre 16 e 69 anos e estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h).

Não pode doar sangue quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.Resultado de imagem para Campanha de Doação de sangue do HRN alcança recorde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui