Campanhas proporcionam bem-estar animal em Sobral

A agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) realiza projetos na cidade de Sobral direcionados à castração e adoção de animais

É comum encontrar gatos e cães abandonados pela cidade e, pensando em melhorar esse cenário a AMA (Agência Municipal do Meio Ambiente) em parceria com outros colaboradores ajudam por meio de campanhas a diminuir o número de animais em risco. Os animais são recolhidos em situação de abandono, quando há suspeita de violência e zoonoses, como: raiva, leishmaniose, toxoplasmose, entre outras, ou em casos específicos. Depois são levados à Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ) onde passam por avaliação de veterinários e em seguida são encaminhados para campanhas de adoção realizadas pela prefeitura.


Quando questionada sobre a quantidade de animais abandonados, a gerente de Bem-estar Animal, Gessica Trindade, fala que é difícil mapear esses dados. “Muitos casos de abandono nem chegam até a gente. Nós temos alguns casos em prédios públicos, aí esses a gente tem uma base, mas com certeza o número é bem maior, principalmente com relação a gatos” afirma.


No caso de abandono, é importante haver uma conscientização para que as pessoas passem a ver o animal com mais afeto, dando os devidos cuidados. Em função disso, está sendo planejadas campanhas de conscientização nas escolas, universidades e dentro de outros grandes futuros eventos.

O que tem sido feito

Entre diversas ações, as que mais se destacam são a campanha de adoção de cães e gatos e o programa de castração dos mesmos. No dia 8 de agosto, ocorreu a III campanha de adoção de cães e gatos, onde 38 animais foram doados antes do tempo de encerramento, garantindo um lar para eles e a alegria para quem tem um gesto solidário de adotar.
A outra ação é a campanha de castração, que funciona durante todo o ano. Uma medida importante para a saúde do animal, ajudando a diminuir os riscos de fugas em brigas e impedindo o abandono de filhotes de ninhadas inesperadas.

O que é preciso para castrar seu cachorro ou gato
Desde o início da campanha já foi realizada a castração em mais de 450 animais. Para ter acesso a esse procedimento de forma gratuita durante todo o ano basta se dirigir a AMA, preencher uma ficha onde vai ser anexados documentos de RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de renda até três salários mínimos ou documentos que comprove a baixa renda da família, entre eles, cartão do cidadão, número do NIS ou Bolsa Família.

Com Informações do Correio da Semana