CAPES aprova criação do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UVA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, no dia 6 de dezembro de 2018, a aprovação da criação do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A proposta de criação teve parecer favorável durante a 181ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizada, de 28 a 30 de novembro, pela Diretoria de Avaliação do Ministério da Educação (DAV/MEC) para apreciação de propostas de criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu.
De acordo com o Professor Antonio Glaudenir Brasil Maia, proponente do projeto, o Mestrado Acadêmico em Filosofia da UVA terá uma seleção por ano e ofertará dez vagas, em duas linhas de pesquisa: Ontologia, conhecimento e linguagem e Filosofia da Religião e Filosofia Política. O Edital de seleção da primeira turma poderá ser publicado já no inicio de 2019.
De acordo com o Professor do Curso de Filosofia da UVA, Antonio Glaudenir Brasil Maia, proponente do projeto, “a aprovação representa um passo importante, não somente para o Curso de Filosofia, mas para a UVA como um todo e para o ensino superior na Região Norte e foi o resultado de diversos esforços, como trabalhos de grupos de pesquisa, eventos, produção docente e outras ações que impactaram positivamente para a aprovação”.
Com a aprovação pela CAPES, o Curso de Mestrado em Filosofia da UVA é o único do Nordeste oferecido fora de uma capital. “Foi um trabalho coletivo que nos coloca o desafio de trabalhar para consolidar a pós-graduação na área de Filosofia“, afirma o Professor Glaudenir.

Temos envidado esforços para que a pós-graduação na UVA se fortaleça e a aprovação de mais esse curso de mestrado é motivo de satisfação e estímulo para seguirmos nesse trabalho”, afirma o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.