A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, esta semana, a aprovação da criação do Curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Filosofia, a ser realizado pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), como Instituição de Ensino promotora, e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), como Instituição de Ensino receptora. O curso terá duração de quatro anos, com início em março de 2017.
O curso terá início com as disciplinas do primeiro semestre na PUC e as demais disciplinas ministradas em Sobral. De acordo com o Diretor do Centro de Filosofia, Letras e Educação da UVA, Professor Antonio Glaudenir Brasil Maia, quatro professores foram selecionados para o curso, sendo três do Curso de Filosofia e um do Curso de Pedagogia. “Inicialmente dois professores tiveram licença de afastamento e outros dois terão em seguida”, explica Professor Glaudenir ao afirmar que “esse formato (Dinter) possibilita a qualificação e atende às estratégias do Plano de Desenvolvimento Institucional da UVA”.
Em dezembro de 2015 a CAPES aprovou também o Curso de Doutorado Interinstitucional em Linguística, tendo a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como IES promotora e a UVA como IES receptora. “A ampliação da qualificação dos nossos professores favorece o incremento da pesquisa na UVA e o consequente aumento da participação de bolsistas de Iniciação Científica e o surgimento de mais grupos de ensino e pesquisa e, ainda, fortalece as condições para a criação de novos cursos de mestrado acadêmico na UVA”, afirma Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz