A solidariedade e o desejo de ajudar quem mais precisa motivaram mais de 200 colaboradores e visitantes da Santa Casa de Misericórdia de Sobral a abraçarem a Campanha de Doação de Sangue Carnaval Solidário e se tornarem doadores voluntários de sangue. Foram considerados aptos para doar 163 candidatos, número recorde. A parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) já acontece há cinco anos. A ação foi realizada na última terça-feira, 21, e nesta quarta-feira, 22, no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do hospital.
Doador de sangue há 20 anos, o Coordenador da Contabilidade do hospital, Vandie Ferreira Portela, explicou que o que o motiva é o desejo de ajudar. “Sei o quanto é importante para salvar vidas”, destacou. A necessidade de sangue para o tratamento é uma realidade vivida diariamente pelo técnico de enfermagem do setor de recuperação, Raimundo Edmo da Silva, 30, conhecido como Tasso. “Vejo muita gente precisando todos os dias”, conta.
Já a técnica de enfermagem da Central de Materiais e Esterilização, Priscila Rios, 30, conhece de perto a importância da doação. “Precisei na minha família. Meu irmão utilizou duas bolsas de sangue. Eu já era doadora, mas esse foi um incentivo a mais para continuar”, garante.
As datas foram escolhidas levando em consideração a proximidade com o Carnaval, período em que o Hemoce precisar estar abastecido com bolsas de sangue para encaminhar para os hospitais, como a Santa Casa de Sobral que recebe pacientes de 55 municípios da Região Norte. A ação social já acontece há pelo menos cinco anos, de acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da Santa Casa, Ana Helena Vasconcelos.
Ana Helena explicou que o objetivo é tornar o Carnaval uma festa da solidariedade. “Temos funcionários cidadãos que se comprometem com a doação de sangue. Nosso objetivo é ajudar a abastecer o Hemoce com as bolsas de sangue para o período do Carnaval”, explicou. É necessário destacar que a cada ato de solidariedade podem ser salvas até quatro vidas.
Como doar
Para doar sangue, é necessário levar documento oficial de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, não ter diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, não estar grávida ou amamentando, não estar exposto a doenças transmissíveis pelo sangue, não ser usuário de drogas e não ter relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
Os que desejam doar devem lembrar-se de não estar em jejum, ter repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não fumar por pelo menos 2 horas antes e depois da doação, evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação. Além disso, as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, as que sobem em andaimes e praticam paraquedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação.
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz