A Casa da Moeda, sediada no Rio de Janeiro e responsável pela impressão dos passarportes brasileiros, suspendeu a produção do documento desde a última quarta-feira (7).
O motivo da paralisação seria a falta de pagamento por parte do Tesouro Nacional, de onde vêm os recursos para a confecção. Os postos de atendimento da Polícia Federal (PF) em todo o Brasil já foram avisados da decisão.
A dívida da União com a Casa da Moeda referente aos meses de outubro e novembro já soma R$ 18,7 milhões. O valor total da dívida do governo com a entidade, no entanto, já ultrapassa R$ 100 milhões.
O contrato de produção dos passaportes é formalizado pela PF diretamente com a Casa da Moeda, ainda que o pagamento do serviço seja feito pelo Tesouro. Este contrato já estaria vencido e um novo acordo ainda não teria sido formalizado, segundo apurou a emissora.
Retardamento
A Casa da Moeda produz mensalmente cerca de 183 mil passaportes. A expectativa é de que, às vésperas das férias de verão, a interrupção gere ainda mais atraso na entrega do documento, que, antes da decisão do órgão, já estava demorando mais do que o prazo máximo de seis dias úteis para ser finalizada.
Em junho, inclusive, a produção de passaportes comuns e de urgência ficou temporariamente parada por causa de uma falha técnica em um dos equipamentos usados para confeccioná-los
Com Informações Globo News
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz