Ceará | Chega a 11 o número de casos de coronavírus no Estado, 1 em Sobral

O Ceará tem 11 casos de coronavírus confirmados, segundo informa a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Além disso são 159 casos suspeitos. No boletim da última segunda-feira, eram nove casos confirmados e 62 suspeitos. Em sua página oficial do Facebook, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, confirmou uma infecção no município. A Sesa, porém, não contabilizou este dado até a publicação dos novos casos.

São nove casos residentes em Fortaleza, um em Aquiraz e um natural de São Paulo, mas que está em território cearense.

Informações divulgadas pela Sesa no fim da tarde desta terça-feira, 17, apresentam inconsistência de casos confirmados e suspeitos, bem como as localidades onde as infecções foram confirmadas no Estado..

Na segunda-feira, 16, o Governo do Estado anunciou medidas para conter a pandemia.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

O Covid-19 é causado pelo coronavírus Sars-Cov-2.

Por que se chama coronavírus?

O nome “corona” se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura – retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?

Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.