Ceará é o 3º estado do Nordeste com o maior número de jovens desocupados

Ao todo, 141 mil pessoas até 24 anos estão sem emprego no estado

O Ceará é o terceiro estado do Nordeste com o maior número de jovens desocupados. Ao todo, 141 mil pessoas até 24 anos estão sem emprego no estado.

Os dados são da pesquisa Empregabilidade Jovem Brasil, apresentada na manhã na última sexta-feira (26) pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

No Nordeste, apenas Bahia, com 347 mil, e Pernambuco, com 216 mil, têm mais jovens desempregados que o Ceará.

Em todo o Brasil há cerca de 35 milhões de jovens. Desse total, segundo o levantamento, pelo menos 5,2 milhões de jovens sem emprego, o que corresponde a mais da metade dos 9,4 milhões de desempregados atualmente no País.

“Em geral são pessoas com pouca experiência no trabalho, e isso já é natural dos jovens, mas uma outra característica desses jovens desocupados é que eles possuem baixa escolaridade”, explicou o professor Rafael Barbosa, do Laboratório de Estudos da Pobreza da Universidade Federal do Ceará (UFC), em entrevista à TV Verdes Mares.

“São jovens que talvez só tenham concluído o ensino médio ou nem chegaram a concluir, e têm baixas oportunidades de ingressar em um curso técnico ou ensino superior”, completa o pesquisador.

Dos 5,2 milhões de jovens desempregados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Quando se fala dos chamados jovens “nem-nem”, aqueles que nem trabalham nem estudam, o número chega a 7,1 milhões, sendo a maioria, cerca de 60%, mulheres com filhos pequenos.

Fonte: G1 CE

3 Comentários
  1. lamisil te koop in Mexico-Stad Diz

    I think the admin of this site is genuinely working hard in favor of
    his web site, because here every information is quality based stuff.

  2. Janessa Diz

    Hi, of course this article is genuinely nice and I have learned lot of things from it about blogging.
    thanks.

  3. Sylvia Diz

    My family every time say that I am killing my time here at net, but I
    know I am getting know-how every day by reading thes fastidious
    posts.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.