Ceará finaliza 2024 com maior taxa de homicídios em 2 anos; secretário anuncia medidas para combater casos

Confira as medidas

No Ceará, 3.151 foram assassinadas em 2024, representando aumento em relação a 2023, com isso o secretário da Segurança Pública do Estado, Roberto Sá, declarou que medidas estão sendo planejadas para o fortalecimento da segurança deste ano. Além disso, ele afirma que os números estão ligados ao acirramento de disputas entre organizações criminosas.

De acordo com dados divulgados, ainda parcialmente, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o ano de 2024 registrou 3.151 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Ceará, o maior número em dois anos com aumento de 9% em relação a 2023, que somou 2.888 casos até o mesmo período. Os CVLIs incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Segundo o secretário da Segurança Pública, o aumento é atribuído ao acirramento de disputas entre organizações criminosas. “Infelizmente, essas disputas são sangrentas, e as forças de segurança trabalham dia e noite para conter os embates, prevenir os crimes e prender os responsáveis”, afirmou. Apesar do aumento anual, Sá destacou uma desaceleração no crescimento dos índices no segundo semestre de 2024, resultado de ações estratégicas das forças de segurança. Para 2025, o governo estadual planeja fortalecer ainda mais o combate à criminalidade, com medidas como:

  • Aumento do efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros
  • Investimentos em tecnologia, viaturas e motocicletas
  • Ampliação da inteligência policial para monitoramento e prevenção de crimes.

Alem disso, o secretário reforçou que o enfrentamento ao tráfico de drogas continuará sendo prioridade. “Estamos firmes no monitoramento de grupos criminosos em todas as cidades e na execução de prisões permanentes. Com determinação e investimentos, esperamos alcançar melhores resultados em 2025”, concluiu.

Fonte: Jornal Jangadeiro