Ceará, Fortaleza e Sport entram com pedido para reconhecimento de títulos nacionais
Os rivais Ceará e Fortaleza se juntaram para protocolar junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o pedido formal de reconhecimento dos títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 como títulos nacionais. Além dos clubes cearenses, o Sport Clube do Recife, a Federação Cearense de Futebol (FCF) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), também se juntaram na iniciativa.
O trabalho de levantamento de informações históricas e jurídicas para o reconhecimento dos títulos como campeonatos nacionais vem sendo feito desde 2023. Os clubes e federações se uniram em prol desta pauta comum, defendendo que a medida é uma forma de defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas dos três clubes.
O principal argumento do pedido é que o Torneio Norte-Nordeste foi considerado, erroneamente, como uma competição regionalizada, quando na verdade integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBF), antecessora da CBF.
As entidades envolvidas no requerimento utilizam como base a decisão da CBF, realizada em 2010, que reconheceu a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro. Posteriormente, em 2023, a entidade também reconheceu o Torneio dos Campeões de 1937 como título nacional.
O Torneio Norte-Nordeste teve três edições, tendo um campeão nordestino em todas as três. O Sport foi o primeiro vencedor, em 1968; o Ceará venceu a edição de 1969; e o Fortaleza levantou a taça em 1970. No ano posterior ao título do Leão, o Campeonato Brasileiro da CDB foi criado, tendo o Atlético-MG como primeiro campeão.
Em caso de reconhecimento dos títulos do Torneio Norte-Nordeste como Campeonatos Brasileiros, Ceará, Fortaleza e Sport vão passar a fazer parte do seleto grupo de clubes brasileiros detentores do título de campeão da elite do futebol brasileiro.
O que foi o Torneio Norte-Nordeste
O Torneio Norte-Nordeste foi realizado entre 1968 e 1970, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD). A competição era uma de quatro torneios nacionais realizados em 1968 e que posteriormente acabariam com uma decisão entre os quatro campeões no “Torneio dos Campeões”, valendo vaga na Libertadores daquele ano. Entretanto, acabou que o torneio final não foi realizado e o Brasil sequer teve representante na competição continental de 1969.
Torneio Norte-Nordeste de 1968
23 clubes participantes
Campeão: Sport (20 jogos; 16V, 2E e 2D)
Vice: Remo (16 jogos; 8V, 2E e 6D)
Torneio Norte-Nordeste de 1969
26 clubes participantes
Campeão: Ceará (21 jogos; 12V, 6E e 3D)
Vice: Remo (19 jogos; 12V, 3E e 4D)
Torneio Norte-Nordeste de 1970
36 clubes participantes
Campeão: Fortaleza (18 jogos; 9V, 6E e 3D)
Vice: Sport (17 jogos; 9V, 5E e 3D)
Fonte: GC+