Ceará mantém ritmo acelerado dos pequenos negócios no início do ano
O Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), desenvolvido pela SumUp, iniciou 2026 em trajetória positiva no Ceará. Em janeiro, o indicador atingiu 165,01 pontos, o que representa uma alta mensal de 9,23%, refletindo a continuidade do aquecimento da atividade econômica no estado.
Na comparação anual, o avanço é ainda mais expressivo: o ISM registra crescimento de 37,98%, consolidando o Ceará como um dos estados com melhor desempenho entre os analisados e evidenciando o dinamismo dos micro e pequenos negócios locais.
“O resultado de janeiro confirma a força do empreendedorismo cearense. O crescimento consistente ao longo dos últimos meses mostra como os pequenos negócios seguem desempenhando um papel central na economia do estado, mesmo em um cenário de ajustes e desafios”, afirma Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para a América Latina.
Sobre o ISM
O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela empresa, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.
A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da fintech para o país, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.

